15 de ago. de 2016

Clique com o touchpad do laptop no Ubuntu 16.04

Após instalar o Ubuntu 16.04, uma série de anormalidades aconteceram com meu laptop.Vou relacionar elas aqui e como consertei

1 - Touchpad não clica
O touchpad do laptop funcionava para guiar o mouse e fazer scroll com dois dedos, mas não clicava. Indo em Ferramentas do Sistema - Configurações do sistema - Mouse & Touchpad, a opção do touchpad não aparece.
E, ao entrar no terminal com synclient, a seguinte mensagem de erro aparece: Couldn't find synaptics properties. No synaptics driver loaded?

Como solução paliativa, utilizo o seguinte comando:
xinput --set-prop 'SynPS/2 Synaptics TouchPad' 'libinput Tapping Enabled' 1

O comando varia conforme o modelo do computador, então, antes, dê o comando xinput e procure o nome da entrada de touchpad.

Utilize este nome para o próximo comando:  xinput --list-props 'SynPS/2 Synaptics TouchPad' (trocar SynPS/2 Synaptics TouchPad pelo nome que você encontrar). A partir daí, atribua os valores desejados com o comando xinput --set-prop 'SynPS/2 Synaptics TouchPad' 'nomeDaPropriedade' valor. Por exemplo, para mudar a orientação do rolamento do scroll com dois dedos fazendo com que ele acompanhe o movimento (desce o scroll com o movimento para cima), usei: xinput --set-prop 'SynPS/2 Synaptics TouchPad' 'libinput Tapping Enabled' 1

2 - Atalho de diminuir brilho da tela não funciona
Usar o Fn+F8 no meu laptop faz com que diminua o brilho. Porém, desde a atualização, o atalho não funciona. Não só isso, não consigo atribuir um valor mais baixo de brilho nem por linha de comando (a descobrir)

3 - Escolha do desktop environment trava
Na tela de login, ao escolher qual visualizador quer usar para evitar o Unity , fica travado. É possível contornar o travamento clicandono botão de acessibilidade (que fica próximo ao relógio) e escolhendo o alto contraste. A tela volta a aparecer com a listados possíveis visualizadores.






Nenhum comentário:

Quem sou eu

Raphael Fernandes
Carioca, Brasileiro, Estudante de Robótica
Hiperativo, Imperativo
Gosto de tecnologia, de transporte, de Rock, de reclamar e de propagandas criativas (e outras coisas que posso ter falado em um post ou não)
Musicalmente falando, sou assim.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Veja também...